Adaptação à Escola

Na primeira infância, tudo é novo para as crianças. E apenas nós, os pais, somos os únicos que podemos ajudar-lhes com o apoio e a compreensão que eles necessitam em momentos como este.

A integração da criança na escola deve-se realizar passo a passo, sem pressas nem nervosismo. É muito importante respeitar os tempos e as exigências de cada criança em particular. 

Para conseguir que o seu filho se adapte à escola, sobretudo se for a primeira vez que a criança está a ir é recomendável seguir estes conselhos que o ajudarão a superar esta situação com naturalidade. 

  1. Adaptação de horário. No início, leve a criança apenas algumas horas à escola, e pouco a pouco o horário pode se estender. Cada criança necessita do seu tempo.  
  2. Objetos de apego. Deixe que o seu filho leve, se assim o desejar, o seu brinquedo preferido, ou algo que lhe seja familiar e lhe mantenha unido com seu lar.  
  3. Despedidas rápidas. Evite prolongar as despedidas em excesso. Há que transmitir segurança à criança e evitar dramas. O seu filho deve saber que dentro de pouco tempo os pais virão levá-lo de volta a casa e que vocês estão a fazer o melhor para ele. 
  4. Motivação e ânimo. Ao sair da escola dedique tempo ao seu filho, brincando com ele. É bom que descubra que o que ele faz na creche ou escola não é tão diferente do que faz habitualmente em casa. Anime-o a compartilhar consigo as experiências que aprende na escola. E demonstre alegria e entusiasmo pelos seus progressos. 
  5. Entradas e saídas. É conveniente que a mãe ou o pai vão levá-lo e buscá-lo. Essa rotina irá proporcionar segurança e, além do mais, se acostumará antes à mudança. 
  6. Contato direto. Sempre que considerar necessário fale com a professora ou educadora sobre suas dúvidas, inquietações e sobre qualquer mudança que observar com o seu filho. 
  7. Atividades. Procure estar informada sobre as atividades que estão sendo desenvolvidas em sala de aula: desenhos, canções novas, estações do ano, etc., para entender e potencializar a sua aprendizagem. 
  8. Evolução e etapas. Os aspetos da evolução da criança devem ser coordenados com os educadores (retirada da fralda ou da chucha) para que acompanhem da mesma forma em casa ou na escola. 
  9. Alimentação. Procure levar em conta o que o seu filho come todos os dias na escola solicitando a ementa para poder oferecer-lhe uma dieta mais equilibrada. 
  10. Ambiente relaxado. Para uma melhor adaptação da criança à escola convém que o seu dia comece sem pressas ou nervosismos para sair de casa. Assim nada de pressas pela manhã. Procure despertá-lo com tempo para que tome um café da manhã tranquilamente e vá para a escola sem pressa nem nervosismo.

Na Creche Os Pipoquinhas e no Jardim dos Pipocas damos extrema importância à fase de adaptação.

A mesma é planeada com a Educadora e diariamente.

Iniciamos sempre no primeiro dia com uma hora e os pais presentes.

Queremos que a criança se sinta segura e os pais também.

Close Menu