MISSÃO, VISÃO E VALORES

Apresentamos aqui o nosso Manifesto, aquilo que nos define e aquilo em que acreditamos. Aquilo que somos enquanto escola, enquanto parte do meio educativo.

  • Somos uma escola que acredita numa criança autónoma, capaz, imaginativa, criativa e com competências para criar as suas próprias teorias e atribuir significa ao mundo.
  • Somos uma escola que defende o direito da criança à felicidade, ao brincar e ao ver respeitado o seu tempo de desenvolvimento natural.
  • Somos uma escola onde a aprendizagem acontece a cada segundo, a cada minuto, a cada instante. As nossas crianças são livres para explorar, para errar, para pesquisar, para aprender por elas, onde nós servimos de apoio e ajudamos com questões, com provocações, com desafios a construir todas as aprendizagens. Nós também construímos a nossa, a observá-los e a aprender com eles.
  • Somos uma escola viva, recetiva a novas aprendizagens e pontos de vista. Acreditamos na importância da reflexão e da permanente investigação de forma a responder melhor às necessidades de todos os protagonistas da nossa comunidade educativa. Assumimos o compromisso de ser uma “escola-aberta” não perdendo de vista os nossos valores.
  • Somos uma escola que caminha ao lado da criança que a escuta, que a respeita e que lhe proporciona um ambiente rico e atento para que ela possa explorar, descobrir e aprender de forma livre e autónoma.
  • Somos uma escola que acredita na pedagogia das relações, onde os afetos, o respeito e a liberdade constituem os pilares essenciais. Queremos que a criança se sinta parte da comunidade educativa, sentindo-se aceite, segura, importante, única e ouvida.
  • Somos uma escola que está atenta aos interesses e necessidades da criança. Acreditamos num espaço educador, que seja versátil, que instigue a curiosidade, que promova a investigação, que incentive a ação e que possibilite à criança construir as suas próprias aprendizagens.
  • Somos uma escola que quer ser uma “escola-casa”, onde todos se sintam seguros e onde as relações sejam construídas na base da confiança e do respeito. Estamos disponíveis para apoiar as famílias na sua individualidade e promover laços de verdadeiro envolvimento, assentes numa comunicação transparente e constante.


                                                                                                    “As coisas das crianças só se aprende com as crianças”

                                                                                                                              Loris Malaguzzi