QUEM SOMOS

Nascemos do sonho de criar um espaço onde as crianças pudessem passar o dia como se estivessem em casa e pudessem ter todo o amor e carinho necessário para um desenvolvimento saudável e harmonioso.

Desde 2012 que temos tentado dar o melhor de nós aos nossos Pipocas. Ajudar a família a educá-los para a sociedade atual e relembrar todos os valores que ao longo do tempo se têm perdido.

Iniciámos a nossa aventura com um Modelo Pedagógico tradicional e, após vários anos de trabalho, começámos a sentir outras necessidades.

Uma das necessidades era a de construir e trabalhar um percurso educativo, ter uma linha condutora, desde o Berçário até à entrada no 1º Ciclo.

Esta necessidade é fruto de uma profunda reflexão sobre o nosso entendimento da criança, do que é ou deve ser a educação, dos valores que defendemos, da forma como encaramos a nossa sociedade e os aspetos que consideramos essenciais para um desenvolvimento e crescimento equilibrados da criança.

Porque queremos ser uma escola que desafie, que promova e facilite o crescimento, onde todos aprendem e ensinam, num encontro de saberes e experiências que enriquecem as relações, a autonomia, o raciocínio e o pensamento criativo, temos como linha inspiradora a Abordagem de Reggio Emília.

Na nossa escola queremos que as crianças descubram o mundo através das suas múltiplas linguagens.

Um criança que tem tempo e espaço para brincar, sente-se valorizado nas suas descobertas e potencialidades. Para a criança é muito importante que seja escutada, em todo o seu processo de aprendizagem e por toda a comunidade educativa.

O brincar é o cenário e a forma como a criança vive, experimenta, interpreta e participa em todos os espaços. O individual e o coletivo, a relação consigo mesma e com o outro que se constrói no dia a dia.

Quando a criança brinca ela está completa, ela vive através da fantasia o seu mundo verdadeiro. Ela procura a sua interpretação do mundo e das relações.

Quando a criança brinca ela lida com os seus sentimentos, com os seus medos e com as suas alegrias. Ela entra e sai de diferentes papeis e desta forma ela vai-se desenvolvendo. Ela percebe como é única através do reconhecimento do outro.

Na nossa escola as crianças e as famílias são ouvidas, pois acreditamos que só assim é possível atingir uma educação onde o conhecimentos, a identidade e a cultura estão presentes.

.